Imprimir

  Voltar

 

SAE BRASIL lança competição Demoiselle para estudantes do ensino médio


Demoiselle desafia alunos do ensino médio a projetar, construir e fazer voar, uma aeronave movida pela torção de um elástico, dia 1º de setembro, em SJdosCampos




Imagens


Construída em madeira, papel ou outro material, a pequena aeronave deve pesar no mínimo 7 gramas




      05/07/2013 19:58:55     

Em evento programado para ocorrer no próximo dia 1º de setembro a SAE BRASIL lança sua quarta competição estudantil, desta vez voltada para estudantes do ensino médio. Com inscrições abertas até 28 de junho, a SAE BRASIL Demoiselle será realizada no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, em São José dos Campos, São Paulo.

Com sete equipes já inscritas – limite 20 -, a competição foi criada com o objetivo de disseminar o interesse e conhecimento da engenharia e de técnicas de projeto aeronáutico em particular a partir do fascínio e atração que a aviação exerce sobre o homem. O regulamento, disponível no site www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/demoiselle2013/ - desafia equipes de até 10 estudantes a projetarem, construírem e fazerem voar uma aeronave de pequeno porte propulsionada à hélice e movida pela torção de um elástico.

A proposta é que durante a elaboração do projeto e construção da aeronave, os estudantes conheçam e experimentem os princípios básicos do projeto aeronáutico, bem como aprendam a trabalhar em equipe, a pesquisar, planejar e desenvolver um produto que, colocado à prova diante de similares, demonstre-se competitivo e vencedor.

O projeto - construída em madeira, papel ou outro material, a pequena aeronave deve pesar no mínimo 7 gramas, ter no máximo 40 cm de envergadura (distância entre uma ponta de asa a outra) projetada, hélice de 23 cm de diâmetro máximo e estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz sobre ela ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, feito a mão.

Os estudantes deverão fazer a pequena aeronave, não controlada, voar maior tempo possível numa área delimitada. A equipe que obtiver o maior tempo de voo durante a competição sagrar-se-á vencedora.

Além de troféu a que farão jus, os integrantes da equipe vencedora poderão acompanhar, na área vip, a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. As segunda e terceira colocadas receberão medalhas.

Podem participar da competição estudantes das três séries do ensino médio, matriculados em escolas de ensino médio das redes pública e privada de São José dos Campos e região, Gavião Peixoto e Botucatu. Equipes deverão incluir necessariamente um professor orientador e não poderão inscrever mais que dois aviões por equipe.

Demoiselle – Os aviões monoplanos (uma hélice) deverão ser construídos e testados antes da competição. Para a construção será permitido o uso de madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, linha, arame, tubo plástico, elásticos, além de qualquer material denso para o lastro (se necessário para balanceamento). O elástico utilizado nos voos oficiais será fornecido pela organização. Cada equipe terá um intervalo de 55 minutos para realizar, no mínimo, três voos.

O termo “Demoiselle” constitui uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião de projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três modalidades de competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia. São elas: Baja SAE, em que estudantes projetam e constroem veículos off-road; SAE AeroDesign, que estimula o projeto e construção de aeronaves em escala reduzida; e Fórmula SAE, voltada ao desenvolvimento e construção de carros tipo Fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE International e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil nos Estados Unidos, onde são realizadas.

Para Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, o objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. “É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiam os estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma.    


A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.

Onde e Quando
no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, em São José dos Campos, São Paulo.
Dia 01 de setembro de 2013.

Companhia de Imprensa

Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921 -


  

Leia mais

   Equipes de Santa Catarina vencem a Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sul
   Federal de Pernambuco conquista 1° e 2° lugares na Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste
   Começou Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste em Camaçari (BA)